Pular para o conteúdo principal

Papel do professor frente as novas tecnologias



O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, é comum vermos crianças, jovens e adultos conectados. A tecnologia chega a ser frequente na vida de todos, principalmente dos estudantes.

A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade, o interesse, novas formas de se comunicar, pensar, estudar e aprender, mas para que seu uso seja efetivo é preciso apresentar um conteúdo atraente, sem esquecer que ela deve ser usada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

Adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias 
O professor que tem mais facilidade com a tecnologia, tende a buscar e apresentar novas alternativas de ensino, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo, melhor acesso à informação e uma melhor comunicação.

Práticas que pode facilitar a adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias

  • Oferecer recursos e treinamentos
  • Incentivar o uso da tecnologia no dia a dia
  • Ter um coordenador tecnológico na escola     

O professor e as tecnologias 


O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa se adaptar a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula.

A implantação das tecnologias de informação e comunicação em uma escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber.

Comentários